Lyra

Luz Intensa Pulsada
com Crioproteção

O LYRA é um equipamento microcontrolado de Luz Intensa Pulsada (LIP) desenvolvido para a utilização em medicina estética e áreas da estética, apresentando três filtros de corte seletivos com comprimentos de onda de 480 nm, 530 nm e 640 nm, que permitem ao profissional escolher o espectro de radiação luminosa mais adequado para cada caso e cada tratamento.

Crioproteção para maior segurança na aplicação

LYRA possui um sistema eficaz de resfriamento a água e peltier que resfria a ponteira da peça de mão, chamado de CRIOPROTEÇÃO, tornando o tratamento mais seguro e confortável, mesmo utilizando altas doses de energia.

O reservatório de água robusto e um sistema de peltier promove um resfriamento seguro mantido durante a aplicação.

Contador de
disparos no
aplicador

O Lyra apresenta um contador fiel de disparos totais no próprio aplicador, o que facilita o acompanhamento em relação ao número de disparos já realizados com o aplicador.

Contador de disparos no aplicador

O Lyra apresenta um contador fiel de disparos totais no
próprio aplicador, o que facilita o acompanhamento em relação ao número de disparos já realizados com o aplicador.

Protocolos pré-programados seguros e eficazes

Lyra apresenta protocolo embasados cientificamente para resultados seguros e eficazes com ajuste do fototipo e espessura do pelo, o que torna o protocolo sugerido pela Ibramed, também personalizado para o paciente.

Informações Adicionais

Descrição do Produto

O Lyra é um equipamento microcontrolado de luz intensa pulsada (LIP) desenvolvido para a utilização em medicina estética, dermatofuncional, biomedicina estética entre outras áreas da estética. 

Entre seus principais diferenciais, o Lyra apresenta:

  • Peça de mão com spot de 7,5 cm², que garante maior versatilidade e agilidade nos procedimentos;
  • Sistema de crioproteção por água e peltier, oferecendo mais conforto e segurança ao paciente;
  • Lâmpada de alta durabilidade, com vida útil de até 1,5 milhão de disparos, assegurando desempenho estável e funcional ao longo do tempo;
  • Design moderno e interface touchscreen, que facilitam a operação;
  • Tutorial interativo e protocolos clínicos, otimizando o uso profissional.

O uso do equipamento deve ser feito exclusivamente sob prescrição e supervisão de um profissional licenciado.

Filtros de Corte

A luz intensa pulsada emite um espectro amplo, que vai de 450 a 1200 nm. Com o auxílio de filtros, é possível selecionar comprimentos de onda específicos, adequando a profundidade de penetração e a estrutura-alvo. Por exemplo, ao utilizar o filtro de 640 nm, o dispositivo emite luz apenas no intervalo de 640 a 1200 nm, bloqueando comprimentos de onda mais curtos. Essa seleção é fundamental para adequar o tratamento de acordo com o tecido a ser atingido. O Lyra disponibiliza três opções de filtros (480 nm, 530 nm e 640 nm), oferecendo flexibilidade e precisão para diferentes protocolos estéticos

Preparo para o tratamento:

  1. Confirme sobre não bronzeamento e uso de medicamentos.
  2. Raspe resíduos de pelo (se houver) do local a ser tratado.
  3. Limpe a área e aplique uma fina camada de gel transparente.
  4. Posicione os óculos de proteção no paciente.
  5. Selecione o filtro de tratamento
  6. Programe o equipamento.

 

Desenvolvimento da sessão

  1. Coloque os óculos de proteção do operador.
  2. Pegue a peça de mão.
  3. Posicione a ponteira da peça de mão sobre a área a ser tratada.
  4. Pressione o pedal (durante todo o procedimento, mantenha pressionado o pedal para liberar os disparos).
  5. Pressione a chave de controle de disparos (gatilho do flash).
  6. Mova a ponteira sobre a área a cada disparo.
  7. Respeite sobreposição de 1 a 2 mm entre as ponteiras.
  8. Faça repasse transversal em toda a área tratada.
  9. Finalize a programação no equipamento.

 

Finalização do tratamento.

  1. Ao finalizar o tratamento, remova o gel e de preferência use gel/creme calmante sobre área tratada.
  2. Limpe a ponteira com lenço de papel ou pano macio umedecidos com clorexidina alcoólica a 0,5%.
  3. Observe novamente o aspecto da pele.
  4. Reforce os cuidados e orientações.

 

PRECAUÇÕES

  • Evitar exposição solar das áreas tratadas por pelo menos 5 dias após a aplicação e a utilização diária de um protetor solar FP60 é fortemente recomendada.
  • Uma avaliação médica prévia à realização de tratamentos de LIP é fortemente recomendada nos casos em que o paciente apresente qualquer patologia na pele.
  • Não submeta ao tratamento com LIP quando o paciente estiver sob tratamento com antibióticos, estiver ingerindo suplementos vitamínicos A e/ou K ou outra substância estimuladora de melanina.
  • Nos tratamentos de remoção de pelos, o uso de outras práticas de depilação deve ser evitado nas duas semanas anteriores e nas duas semanas posteriores à aplicação da LIP. Somente raspar os pelos.
  • Peles de fototipo alto (escuras ou fortemente bronzeadas) exigem uma maior atenção quanto à prescrição da dosagem para a aplicação da LIP.
  • Logo após a aplicação poderá ocorrer um leve eritema e/ ou edema transitório que desaparece em até 3 horas após a aplicação. O uso de loções calmantes e/ou compressas frias sobre as áreas tratadas pode minimizar tal efeito.
  • Raramente podem aparecer eritemas mais intensos que desaparecem entre 2 a 7 dias após a aplicação sem a necessidade de tratamentos adicionais. No entanto, se desejado, o uso de produtos calmantes, gel, cremes ou pomadas específicas podem acelerar o processo de recuperação.

 

POSSÍVEIS REAÇÕES ADVERSAS

Não existem registros significantes de reações adversas mais sérias (transitórias ou permanentes) decorrentes do uso da terapia por LIP desde que as dosagens de aplicação sejam adequadas ao paciente. Entretanto, podem ocorrer:

  • Hiperpigmentação transitória (resolvem-se sem tratamentos adjuvantes em no máximo 6 meses após a aplicação).
  • Discromias.
  • Prurido.
  • Queimaduras.
  • Eritema ou edema local (de 30 minutos a 72 horas).
  • Púrpura.

A luz intensa pulsada (LIP) é um recurso terapêutico de alta potência que utiliza da energia luminosa para gerar seus efeitos terapêuticos. Seu mecanismo de ação baseia-se na fototermólise seletiva, processo em que a luz é absorvida por estruturas-alvo específicas (cromóforos), e convertida em calor, promovendo a destruição controlada dessas estruturas, e preservando os tecidos adjacentes. O termo deriva de foto (luz), termo (calor) e lise (quebra), evidenciando a ação de quebra seletiva pelo calor gerado. Embora semelhante ao laser de alta potência por também se fundamentar na luz e no calor, a LIP e o laser são tecnologias distintas.

Para que a fototermólise seletiva ocorra, é necessária a presença de cromóforos (ou fotorreceptores), capazes de absorver comprimentos de onda específicos da luz. No caso da LIP, os principais cromóforos atingidos são a melanina e a hemoglobina.

A LIP emite múltiplos comprimentos de onda, variando entre 400 e 1200 nm, abrangendo todo o espectro visível (violeta, azul, verde, amarelo, âmbar e vermelho) e parte do infravermelho próximo. Isso explica a emissão de uma luz branca característica. Diferentemente do laser, que é monocromático, coerente, colimado e unidirecional, a LIP apresenta feixes policromáticos, incoerentes e não colimados, o que resulta no efeito de flash observado durante sua aplicação.

Por atuar em diferentes comprimentos de onda, a LIP pode atingir múltiplos cromóforos simultaneamente, característica que amplia suas indicações clínicas. Entre as principais aplicações estão: acne, telangiectasias, hipercromias, fotorrejuvenescimento e fotoepilação. O número de sessões varia conforme o objetivo terapêutico, o fototipo cutâneo e a resposta individual do paciente.

Estiver se submetendo a processos de bronzeamento naturais ou artificiais até 4 semanas antes do tratamento.

  • Gestantes.
  • Em áreas com manchas suspeitas ou que contenham tecido potencialmente canceroso.
  • Com tatuagem ou maquilagem permanente no local do tratamento.
  • Apontar diretamente para os olhos das pessoas ou animais.
  • Aplicação direcionada ou sobre os olhos.
  • Presença de dispositivo eletrônico implantado (Ex: marca-passo cardíaco).
  • Paciente com epilepsia fotossensível.
  • Uso concomitante de medicamentos fotossensibilizantes. Apresentar particular sensibilidade à irradiação solar ou enfermidades relacionadas com fotossensibilidade (ex. porfiria, erupção a luz polimórfica, urticária solar, lúpus e outras doenças autoimunes).
  • Pacientes com déficit de cicatrização devido ao Diabetes Mellitus ou outras patologias.

Informações Técnicas

Informações Técnicas

Dimensões

Dúvidas frequentes sobre
este equipamento IBRAMED

Para avaliar o tipo de pele do paciente use a classificação de Fitzpatrick (Figura 64). Leve em consideração se o paciente tem uma cicatriz escurecida na zona de uma ferida ou tenha um histórico de queloide ou uma cicatriz hipertrófica. Isso pode indicar um potencial para mudança da pigmentação.

Tenha em mente que o tom de pele do paciente pode aparentar ser mais escura durante o verão devido a maior exposição ao sol. Se houver dúvidas sobre o real fototipo de pele, sempre trate o paciente de acordo com a opção mais alta.

O intervalo médio é de 21 a 30 dias entre as sessões, e a quantidade de sessões varia entre 4 a 10 sessões conforme o objetivo terapêutico.

O fototipo cutâneo, a espessura e cor da pele e dos pelos, profundidade e tipo de cromóforo-alvo, uso de medicamentos fotossensibilizantes e bronzeamento recente podem influenciar no tratamento com LIP.

Remova os dois plugues dos conectores de abastecimento. Depois, conecte as mangueiras à entrada de água (Water Supply) e à saída de água (Water Vent). Abasteça lentamente o reservatório com água destilada ou desmineralizada (4 litros) até o extravasamento pela mangueira (Water Vent). 

Selecione uma área discreta com tom de pele (fototipo) similar à área a ser tratada, programe o equipamento e aplique 1 ou 2 disparos no local. Observe a reação imediatamente após 10 a 15 minutos.

Ficou interessado (a)?

encontre a revenda mais próxima